2009
Capoeira Legends é um universo de jogos sobre capoeira criado e produzido pela Donsoft Entertainment do Brasil, com a consultoria da Escola de Capoeira Água de Beber e Mestre Vuê, um dos maiores nomes da arte marcial genuinamente brasileira.
A primeira obra, Capoeira Legends: Path To Freedom, é um jogo de ação e luta dividido em três capítulos. O Capítulo 1, lançado em português e inglês há dez anos para computadores da linha PC, foi o grande vencedor de quatro prêmios Nave Oi Futuro de 2009, incluindo o de Melhor Jogo Nacional. Os Capítulos 2 e 3 encontram-se em eterno desenvolvimento...
Até lá, junte-se a Gunga Za e Mestre Vuê nessa aventura no Brasil Imperial!
Esse são os movimentos usados por Gunga Za em sua jornada:
1
Um golpe "rodado" rápido e traumatizante com o qual o capoeira derruba alguns de seus oponentes. Mestre Vuê considera este um dos movimentos mais rápidos de Gunga Za.
2
Um golpe "em linha" muito veloz e muito traumatizante, com o qual, em um único movimento, o capoeira pode eliminar seu oponente. Mestre Vuê ensinou Gunga Za a usar o martelo em momentos em que sua mente está repleta de Cadência e Axé. Em tais condições, o golpe pode ser fatal.
3
Um golpe de velocidade média, não tão traumatizante usado pelo capoeira para envolver seus oponentes. Mestre Vuê treinou Gunga Za para usar a Queixada no momento exato de atingir o oponente.
4
Um golpe "rodado" muito veloz e traumatizante, forte o suficiente para rapidamente eliminar o oponente. Mestre Vuê treinou Gunga Za para usar a Meia Lua de Compasso em momentos bem específicos, somente quando o golpe for eficaz.
5
Contra-ataque usado para expor e atordoar o oponente. Mestre Vuê treinou Gunga Za para usar rasteiras em momentos de mandinga e malícia, evitando que o discípulo se exponha perigosamente ao adversário.
6
Um golpe traumatizante que atordoa e expõe o oponente. Mestre Vuê recomenda a Gunga Za usar Cabeçadas nos inimigos mais fortes, assim a técnica e a malícia podem trabalhar juntas para derrubar o adversário com cujo vigor foi reduzido.
7
Um golpe "em linha" muito traumatizante e veloz, com o qual o capoeira pode eliminar seu oponente em um único movimento. Mestre Vuê ensinou Gunga Za a usar a Ponteira no início da luta, quando a presença de outros adversários torna imperativo eliminar rapidamente um primeiro deles.
8
Um golpe "em linha" desestabilizante, com o qual o capoeira pode empurrar seu oponente a uma distância média, ainda inflingindo nele um trauma médio. Mestre Vuê ensinou bem esse movimento a Gunga Za, mas ainda critica a pouca distância que seu discípulo empurra seus adversários. Esse movimento está entre as muitas lições que Gunza Za ainda precisa estudar mais.
9
Um golpe "de linha" desestabilizante e não-traumatizante, que arremessa o oponente para longe. Mestre Vuê ensinou ao Gunga Za usar a Benção para desnortear seus adversários e expô-los para novos ataques. Mas afirma: Gunga Za ainda precisa melhorar esse movimento.
10
Um Pisão mais eficiente quando usado como contra-ataque, o qual Axé e Cadência devidamente necessárias são constante lembrança de Mestre Vuê para Gunga Za.
11
"Esquiva Básica" e "Esquiva Lateral" são movimentos de defesa, eficazes somente quando executados no momento correto e para a direção correta (sempre contrária ao movimento do golpe do oponente). Mestre Vuê recomenda a Gunga Za alternar entre as duas esquivas de acordo com o ataque do adversário de modo que fique na distância perfeita para um contra-ataque.
12
O movimento básico da Capoeira, necessário para se ficar em posição de luta, para se ter equilíbrio e para se obter Cadência suficiente para o próximo ataque, contra-ataque ou defesa.
13
"Floreio" usado por Gunga para estrategicamente erguer-se de uma queda. Master Vuê pede a Gunga Za para ser muito cuidadoso quando executar esse movimento.
14
Movimento usado por Gunga Za para rápida e estrategicamente erguer-se de uma queda. Mestre Vuê pede a Gunga Za para ser muito técnico quando usar esse movimento para se reposicionar para a luta.
15
Outro "Floreio" usado por Gunga para erguer-se de uma queda. Mestre Vuê pede a Gunga Za para ser muito cuidadoso quando executar esse movimento também.
Algumas imagens da aventura:
A história de Capoeira Legends...
... ocorre nas cercanias da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1828. Negros, índios e brancos viviam organizados em comunidades conhecidas como "mocambos", sob constante ameaça de fazendeiros e políticos defensores da escravidão. Nas áreas urbanas, capoeiras realizavam incríveis ações que atemorizavam o governo vigente: a libertação de escravos e seu translado, pela mata, para a segurança oferecida pelos acampamentos considerados ilegais.
Entre os principais mocambos estabelecidos na região, o maior de todos, na Serra da Estrela, serviu de exemplo para a perseverança de muitos que combatiam a escravidão. Tião dos Anjos foi seu mais importante líder. Filho de negros e índios, um idealista, era tido por seus como sábio e justo. Um negro forte, que com mão-de-ferro, conseguiu manter o Mocambo da Estrela um ambiente de pacífica coexistência para as três diferentes etnias.
Tião era casado com Ulunga, uma africana nascida nobre e feita escrava, que liberta, repartia com ele o fardo da liderança na luta contra o maior inimgo do Mocambo da Estrela, o homem que almejava o cargo de Chefe da Guarda Imperial, Paschoal dos Reis. Branco de família portuguesa, muito forte e alto apesar da aparente idade, Paschoal detinha grande poder na sociedade, e também, ligações políticas influentes entre cafeicultores e fazendeiros de cana de açúcar do interior... Seus planos audaciosos buscavam manobras políticas necessárias para sagrar-se imperador de um Brasil economicamente caótico e escravocatra. No entanto, para que seu plano procedesse, era preciso primeiro derrubar o então Chefe da Guarda Imperial, o Major Nunes Vidigal. A rebelião dos mercenários de 1828 foi parte do plano de desacreditar a recém constituída força policial, plano cujos resultados fizeram vez para suas intenções.
O líder do Mocambo da Estrela devia sua vida ao Mestre Vuê, um legendário capoeira que, trinta anos antes, impediu seu assassinato e desde então, lutava pela segurança do acampamento. Era de sua responsabilidade a preparação de guerreiros criados nos princípios filosóficos e místicos da Capoeira, entre os quais um grande heroi seria aguardado como um grande defensor (Um Za, na ancestral língua africana). Gunga e Urucungô, gêmeos idênticos em aparência mas não em caráter, eram os principais candidatos ao cargo. Treinados por Mestre Vuê por anos a fio, cada músculo dos seus corpos foram forjados como aço para enfrentar os perigos que a vida adulta os aguardava. Embora o mestre conhecesse cada criança nascida no mocambo e tivesse despertado em cada uma delas a paixão pela Capoeira, poucas foram como os dois irmãos, em Técnica, Cadência e Axé...
Mas somente um deles poderia ser o novo defensor eleito do Mocambo, e devido a sua humildade, Gunga foi o escolhido por Mestre Vuê para o cargo, tornando-se o novo Za. Movido por sentimentos de raiva e inveja, Urucungô ofendeu a todos e desaparece na mata, jurando vingança pela desfeita que achava ultrajante. O jovem Gunga Za e seus guerreiros tornaram-se o terror de feitores e capatazes, agindo com decisão em combates furtivos e fulminantes para libertar escravos e proteger suas famílias e amigos. Após cada vitória conquistada, eram perseguidos incansavelmente por dias e noites por homens brutos e impiedosos que impunham sua autoridade pela dor... E sempre sob a liderança de assustadores Capitães-do-Mato, cuja missão era recapturar escravos fugidos e torturá-los em praça pública como forma de exemplo para os demais. Mas Gunga Za e seus guerreiros nunca eram capturados. A Capoeira lhes valia.
O que poucos sabiam, porém, é que Paschoal era também um exímio capoeira, treinado há muitos anos pelo mesmo mestre de Mestre Vuê, o lendário Mestre Mor. Do contrário do que pregava seu mestre, Paschoal (conhecido na Capoeira como Mestre Dobrão), preferiu usar sua arte para treinar e comandar um exército de bandidos para auxiliar em seus planos de conquista.
Capoeira Legends: Path to Freedom começa com Gunga Za retornando ao Mocambo da Estrela, sob ataque de capangas de fazendeiros e de assalto de tropas Imperiais. O sol está nascendo e o jovem capoeira segue por trilhas secretas para alcançar o acampamento o mais rapidamente possível, antes que a ordem final de massacre fosse dada. Enquanto testemunhava muitos casebres ardendo em chamas, concluiu: o ataque surpreendente aconteceu imediatamente após a saída dos seus guerreiros, quando estes foram auxiliar um mocambo vizinho contra um ataque iminente de bandidos. Com a falha na segurança, os homens de Paschoal trouxeram balas e ferros para a pacífica comunidade do Mocambo da Estrela. Coube a Gunga Za perseverança e esperteza, pois na luta de poucos contra muitos, mais vale a cabeça que os pés...
Capoeira Legends: Path to Freedom traz Gunga Za em duas aventuras:
Ajude Gunga Za a reaver do Mocambo das Estrelas das forças inimigas!
Requerimentos Mínimos de Sistema:
Softwares adicionais inclusos na instalação:
Uma aula de Capoeira com Mestre Vuê. Sobrevia aos bandos inimigos!
Requerimentos Mínimos de Sistema:
Softwares adicionais inclusos na instalação: